Processos & Geração de Valor

Processos &

Geração de Valor

Implemente transformações sustentáveis para extrair o máximo da operação e melhorar a geração de valor. Revise os processos, a estrutura organizacional e o método de gestão com foco no incremento dos resultados e competitividade.

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Principais benefícios:

  • Alcance dos objetivos estratégicos e sustentação de um fluxo contínuo de entrega de valor: Adote um modelo de gestão e operação que viabilize os objetivos estratégicos e melhore a capacidade competitiva da empresa em um ambiente em constante evolução.
  • Melhoria da eficiência operacional e da produtividade: Revise a estrutura organizacional e implemente melhorias nos processos e métodos de trabalho com foco em reduzir desperdícios e aumentar a eficiência no uso dos recursos.
  • Redução de custos e despesas e sustentação das economias geradas: Implemente um plano sustentável de redução de custos e despesas, além de iniciativas para manter os ganhos no longo prazo
  • Fortalecimento da cultura de responsabilidade e de 'dono': Melhore a consciência das atividades a serem executadas e a responsabilidade pelos resultados. Crie um senso de propriedade na equipe e fortaleça um ambiente colaborativo para a melhoria do desempenho.
  • Melhoria do monitoramento e controle do desempenho: Implemente práticas de avaliação baseadas em fatos e dados para fortalecer o processo de tomada de decisão. Estruture indicadores de desempenho, acordos de nível de serviço (SLAs) e rituais de gestão.

Cases de sucesso:

Centro de Serviços Compartilhados-CSC para Holding com 3 ativos de concessão de rodovias.

Elaboramos o modelo de governança e operação do CSC para atender 3 ativos de concessão de rodovias, dimensionamos as equipes e documentamos fluxos de processos e subprocessos, procedimentos e demais documentos. Atuamos em todas as atividades como: Finanças, contabilidade, compras, departamento pessoal, administração contratual, PMO, TI e outras. Com este projeto o cliente padronizou e centralizou as atividades de prestação de serviços e criou uma base sustentável de melhoria contínua, redução de custos e mitigação de riscos. 

Organização e Processos em Holding de infraestrutura com ativos de concessão de rodovias e saneamento.

Elaboramos o modelo de governança e operação da Honding e sua relação com as controladas. Documentamos fluxos de processos e subprocessos, procedimentos e demais documentos. As principais atividades foram: Gestão estratégica, relações com investidores, controladoria, monitoramento e controle das controladas, administração de contratos, compras, finanças, contabilidade, departamento pessoal e outras. Com este projeto o cliente passou a ter maior visibilidade de seus processos de forma integrada e definiu um modelo para futura abertura de capital na B3.

Reestruturação do Processo de Compras ao Pagamento P2P (Procure-to-Pay) em Concessionária de Rodovias.

Realizamos o diagnóstico do processo de compras ao pagamento P2P (Procure-to-Pay) e recomendamos melhorias para redução de custos e mitigação de riscos. Elaboramos os fluxos de processos e subprocessos, políticas (alçadas, compras e pagamentos), procedimentos e implantamos as ações de melhoria. Acompanhamos através de indicadores de desempenho a efetividade das ações e o resultados dos processos. Com este projeto o cliente melhorou a produtividade do processo, reduziu custos e fortaleceu os controles internos com impacto positivo na cultura da equipe.

Organização e Processos em Multinacional com atuação no setor de energia renovável

Elaboramos o modelo de governança e operação da empresa para suas operações na América Latina e documentamos fluxos de processos e subprocessos, procedimentos e demais documentos. As principais atividades foram: Comercial, administração de contratos, logística, gestão de riscos, compras, finanças, contabilidade, departamento pessoal e outras. Com este projeto o cliente passou a ter maior visibilidade de seus processos de forma integrada e criou uma base sustentável de melhoria contínua, redução de custos e mitigação de riscos. Apoiamos os ciclos de auditoria de controles internos como segunda linha.


Principais entregáveis:

Modelo de Gestão e Operação e

Arquitetura de Processos

Estrutura organizacional, Dimensionamento da equipe e

Papéis e responsabilidades

Indicadores de desempenho e desdobramento de metas

Políticas, Fluxos de trabalho (BPM), Acordos de nível de serviços (SLA) e Procedimentos

Plano de Geração de Valor

(PA 100 dias e PA 365 dias)

Assessoria na fase de implementação e gestão de mudanças

O que propomos:

  • Etapa 1 - Diagnóstico e elaboração do plano de geração de valor (PA 100 dias e PA 365 dias): Realizamos um criterioso diagnóstico estratégico e operacional, identificando lacunas, desperdícios e riscos. Recomendamos melhorias com estimativa do potencial de redução de gastos (R$) e outros benefícios, como melhoria dos controles internos, clareza de papéis e responsabilidades, e eficiência no uso de recursos. Elaboramos um plano de geração de valor (PA 100 dias e PA 365 dias) com definição de prioridades, alinhamento estratégico e regras de implementação.


  • Etapa 2 - Definição do Modelo de Gestão e Operação: Baseado em melhores práticas de governança corporativa e gerenciamento de processos (BPM), recomendamos o modelo de gestão e operação que viabilize os objetivos estratégicos e facilite o desdobramento de metas. Esse modelo inclui: avaliação detalhada dos potenciais de integração entre áreas ou mudanças nas estruturas; arquitetura de processos; definição de papéis e responsabilidades; estrutura organizacional; dimensionamento de equipes; requisitos de pessoas, processos, tecnologias e governança; indicadores de desempenho; acordos de nível de serviço (SLAs); rituais de gestão; políticas, fluxos de trabalho, iniciativas de robotização de processos (RPA), entre outros.



  • Etapa 3 - Implementação e gestão de mudanças: Prestamos assessoria na fase de implementação e no ciclo de gestão de mudanças. Fortalecemos o processo de comunicação e realizamos treinamentos durante o período de transição para o novo Modelo de Gestão e Operação. Apoiamos a melhoria do nível de consciência das atividades a serem executadas e da responsabilidade pelos resultados. Fortalecemos o senso de propriedade na equipe e um ambiente colaborativo para a melhoria do desempenho. Acompanhamos a implementação do plano de geração de valor em Comitês de Melhorias de Desempenho. Realizamos um monitoramento criterioso dos resultados, acompanhamos os indicadores e analisamos tendências.

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